Formação-Proinfo Integrado
Polo-Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão Silva.
Tutor: Diran Araújo
Cursistas: Maria do Rosário e Mércia Raquel
As tecnologias e a escola
Vivemos em
uma sociedade em que as informações chegam a passos galopantes e com diversas
formas de aprendizagem que permitem inserção desses conhecimentos numa democracia cultural. As novas
tecnologias promovem diversas formas de aprendizagem em que se faz necessário
uma distribuição socialmente do conhecimentos criando, assim, uma nova cultura de alfabetização.
Se
analisarmos o tempo dedicado antigamente à escola, perceberemos que este era
satisfatório ao que a sociedade exigia, entretanto, devido ao grande avanço das
novas tecnologias,é imprescindível uma maior dedicação as mudanças oriundas das
exigências sociais tornando mais acessíveis os saberes e as demandas crescentes
da aprendizagem. No entanto, para acompanharmos essas mudanças precisamos acreditar que elas existem e temos que investir no conhecimento para
torná-las reais
. Todos os
dias somos bombardeados de novas informações. Elas chegam tanto em grande
quantidade como em alta velocidade, e na maioria das vezes diante da demanda de
tantas informações a escola por si só já não pode proporcionar todas as fontes
de conhecimento dessas informações pois os mesmos se volatilizam antecipando
qualquer ação por parte da escola, incumbindo a mesma a formar cidadãos
críticos, flexíveis e autônomos tornando-os capazes de absolver toda essa demanda de aprendizagem.
Diante das
mudanças ocorridas cabe a comunidade escolar ampliar e atualizar seus
conhecimentos e forma de trabalho buscando novas fontes que proporcionem o
acesso a essas tecnologias já que essas ferramentas permitem uma gestão social
do conhecimento Talvez esse seja um dos maiores desafios da escola: inovar sua
prática pedagógica acompanhando as mudanças decorrentes dos novos tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário