quinta-feira, 17 de maio de 2012


Formação-Proinfo Integrado

Polo-Escola Estadual Watson Clementino   de Gusmão Silva.

Tutor: Diran Araújo

Cursistas: Maria do Rosário e Mércia Raquel



                                                 As tecnologias e a escola



          Vivemos em uma sociedade em que as informações chegam a passos galopantes e com diversas formas de aprendizagem que permitem inserção desses conhecimentos  numa democracia cultural. As novas tecnologias promovem diversas formas de aprendizagem em que se faz necessário uma distribuição socialmente do conhecimentos criando,  assim, uma nova cultura de alfabetização.

          Se analisarmos o tempo dedicado antigamente à escola, perceberemos que este era satisfatório ao que a sociedade exigia, entretanto, devido ao grande avanço das novas tecnologias,é imprescindível uma maior dedicação as mudanças oriundas das exigências sociais tornando mais acessíveis os saberes e as demandas crescentes da aprendizagem. No entanto, para acompanharmos essas mudanças  precisamos acreditar que elas existem  e temos que investir no conhecimento para torná-las reais



.         Todos os dias somos bombardeados de novas informações. Elas chegam tanto em grande quantidade como em alta velocidade, e na maioria das vezes diante da demanda de tantas informações a escola por si só já não pode proporcionar todas as fontes de conhecimento dessas informações pois os mesmos se volatilizam antecipando qualquer ação por parte da escola, incumbindo a mesma a formar cidadãos críticos, flexíveis e autônomos tornando-os capazes de absolver toda essa  demanda de aprendizagem.

          Diante das mudanças ocorridas cabe a comunidade escolar ampliar e atualizar seus conhecimentos e forma de trabalho buscando novas fontes que proporcionem o acesso a essas tecnologias já que essas ferramentas permitem uma gestão social do conhecimento Talvez esse seja um dos maiores desafios da escola: inovar sua prática pedagógica acompanhando as mudanças decorrentes dos novos  tempos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário