Enviada em Apr 30 2012 01:49:43:000PM | |
INFORMÁTICA
E PROJETOS DE APRENDIZAGEM
A Informática Educativa privilegia a utilização do computador como a
ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento.
Neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado
considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido, o
computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com
inúmeras possibilidades pedagógicas, desde que haja uma reformulação no
currículo, que se crie novos modelos metodológicos e didáticos, e principalmente
que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem. Especificamente no
que se refere à importância da utilização das TIC, deve-se entender que com o
avanço das tecnologias de informação e comunicação, a sociedade contemporânea
tem passado por inúmeras transformações que atuam na cultura, na política, na
economia, na história, nas manifestações artísticas, na comunicação e na
educação dos povos e das civilizações.
Assim,
o acesso às informações é tão acentuado, que a aprendizagem se torna mais
dinâmica, possibilitando ao aluno ser o construtor de seu conhecimento a partir
das descobertas que os ambientes informatizados em rede podem facilitar.
Pretende-se deste modo, deixar de lado a rigidez dos conteúdos tidos como
universais e passar a trabalhar a partir de projetos originados das curiosidades
e indagações dos alunos frente a realidade na qual estão inseridos. Com um aluno
livre para formular suas próprias questões de investigação, trazendo para a
escola os seus reais interesses, temos a possibilidade de nos deparar com um
sujeito comprometido com a sua aprendizagem, disposto a fazer uso de todos os
mecanismos que tiver acesso para buscar soluções aos problemas por ele
elaborados.
Além
de orientador, o professor tem um importante papel como especialista, buscando
na sua área de conhecimento subsídios que ajudem a responder as inquietações dos
alunos do grupo que orienta. Da mesma forma, muitas vezes pode ser chamado por
outro orientador, na perspectiva de discutir, construir e aprofundar conceitos
da sua área de conhecimento com alunos de outros grupos.
Desta
forma, é fundamental compreendermos que o aluno é o protagonista, o construtor
do seu processo de aprendizagem e que o sucesso dessas construções passa pela
compreensão e pelo respeito, por parte do professor, dos tempos e dos possíveis
de cada aluno subjetivamente.
Fonte:
aprendizagens.pbworks.com/f/pbwiki.pdf
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quinta-feira, 17 de maio de 2012
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